Uma vez por semana os alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Américo têm em sua grade a aula PICS – Projetos Integrados dos Conhecimentos e Saberes, um novo componente curricular estruturado a partir da metodologia ABP (Aprendizado baseado em Projetos), que tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades essenciais para o cidadão do século 21.
“Nas aulas PICS as turmas do mesmo ano são integradas e divididas a partir do interesse dos alunos pelas temáticas apresentadas e pela pergunta motriz, que traz uma problemática real para ser pesquisada e solucionada pelo grupo”, explica Elaine Conceição Marquezini, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais.
As temáticas para o projeto são escolhidas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e, para os alunos do 8º ano, o tema selecionado foi a Fome. Ao serem apresentados ao problema que atinge milhões de pessoas, os grupos passaram a pesquisar o tema e a buscar soluções viáveis. “Durante todo o projeto, os alunos são motivados pelos professores, que têm o papel de facilitador do processo. Eles são incentivados a desenvolver pesquisas e planejamentos em busca da resolução”, conta Elaine.
Em busca de uma solução para amenizar a fome causada pelo impacto da pandemia na economia, os alunos lançaram diferentes campanhas para arrecadação de alimentos e cestas básicas. “Eles criam perfis nas redes sociais pedindo doações, espalharam cartazes no colégio e nos prédios onde moram, ligaram para familiares e amigos pedindo ajuda para a campanha e conseguiram, dentro do universo deles, ajudar algumas famílias de comunidades carentes.”, diz a coordenadora. A campanha dos alunos do 8º ano arrecadou 32 cestas básicas e os alunos montaram 400 lanches, que também foram distribuídos na comunidade.
“O grande valor desta metodologia está no trabalho colaborativo, que impulsiona o desenvolvimento de habilidades como colaboração, empatia, autonomia e criatividade, além dos conhecimentos acadêmicos específicos”, finaliza Elaine Marquezini.