Colégio Santo Américo terá Jornada das Profissões

Colégio Santo Américo terá Jornada das Profissões

Programa ajuda estudantes a conhecerem melhor as carreiras desejadas

O trabalho de Orientação Profissional realizado pelo Colégio Santo Américo tem auxiliado os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais à 3ª série do Ensino Médio a estabeleceram um contato mais dinâmico, próximo e real com profissionais das áreas escolhidas por eles para o futuro profissional.

Nos dias 24 e 25 de maio o colégio irá realizar a Jornada das Profissões, projeto que traz para os alunos a possibilidade de conversar com profissionais experientes de diferentes carreiras e de conhecer a vida acadêmica de quem ainda está cursando a faculdade. “Com o apoio da APM, nós contamos com a parceria dos próprios pais de alunos, das mais variadas profissões, para fazer uma palestra bastante realista sobre a rotina da profissão, as possibilidades de carreiras que a área oferece, as dificuldades que podem surgir. O fato de ser o pai de um aluno, ou um ex-aluno do colégio falando com eles, faz com que eles participem mais ativamente do encontro”, conta Claudia Zaclis, Orientadora Educacional do Ensino Médio do Colégio Santo Américo.

Durante os dois dias de projeto os alunos poderão participar das palestras e mesas redondas que serão transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube da escola. Além dessas atividades, o colégio organizou a Feira das Universidades e oficinas. “Na Feiras das Universidades o aluno tem a chance de conhecer todos os cursos oferecidos pela universidade, o trajeto acadêmico da área e o processo seletivo para ingressar no curso”, explica Claudia.

O Colégio Santo Américo realiza atividades constantes para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, autoconhecimento e conhecimento de mundo desde a Educação Infantil. A partir do 9º ano as atividades são direcionadas para o auxílio na escolha profissional de diversas maneiras: aulas de tutoria, Jornada das Profissões, Projeto Mentoring CSA, Eletiva Projeto de Vida, Orientação Profissional em grupos, conversa e orientação individual.

“Com o mundo em constante transformação e com cada vez mais possibilidades de carreiras, fazer uma escolha profissional torna-se algo complexo e que gera bastante ansiedade nos jovens. Portanto, buscamos oferecer em diversas fases da vida escolar momentos em que os alunos tenham oportunidades para pensarem sobre essa escolha. A Jornada das Profissões é uma das etapas do nosso projeto de Orientação Profissional”, finaliza Viviane Flores, Diretora Geral do Colégio Santo Américo.