e-Socialize 2021 Programação | 25/09

 

25/09 – Sábado

9h às 9h40

Avaliação como ferramenta de aprendizagem

Vinicius Nobre

Diretor de Educação – CNA

Processos de avaliação muitas vezes tendem a trazer um grande peso e uma experiência negativa na vida dos estudantes. No entanto, novos modelos e princípios de acompanhamento de desempenho propõem um paradigma mais acolhedor, interativo e positivo. O uso de avaliações não deve ser limitado apenas a medir o que os alunos aprenderam. É preciso explorar os recursos existentes para instituir uma avaliação que olhe para a aprendizagem futura e, até mesmo, implementar avaliações como parte da aprendizagem. Nesse encontro vamos abordar conceitos fundamentais das teorias de avaliação e entender como promover importantes mudanças de paradigma nessa área.

 

9h40 às 10h20

A implantação do bilinguismo no Colégio Santo Américo e
as Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil

Sabrina Ribeiro

Coordenadora da Educação Infantil e 1º ano do Colégio Santo Américo

e
Henrick Oprea

Coordenador de Ensino e Aprendizagem – Escola das Nações, Brasília

As propostas de Educação Bilingue têm avançado rapidamente no cenário brasileiro. Além do reconhecido valor da aquisição de uma língua adicional como ferramenta de comunicação, os benefícios cognitivos do bilinguismo também têm sido amplamente divulgados entre educadores. Diante desta demanda, em 2021 o Colégio Santo Américo incorporou a educação bilíngue na Educação Infantil. Isso torna o Colégio uma escola bilíngue?

Neste painel discutiremos a implantação do período bilíngue e as Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil.

 

10h30 às 11h10

Disruptive Innovation in Education
Transformando a educação por meio da inovação disruptiva

Apresentação realizada em inglês

Thomas Arnett

Pesquisador sênior do Clayton Christensen Institute

Mesmo para os melhores educadores, atender às necessidades de cada aluno pode ser difícil. O sistema convencional de instrução, comum na maioria das escolas ao redor do mundo, espera que os professores instruam todos os seus alunos usando aulas baseadas em grupos, que levam todos os alunos pelo mesmo conteúdo no mesmo ritmo. O problema com essa abordagem é que nem todos os alunos têm as mesmas necessidades, interesses e aptidões. Assim, um sistema de educação de massa que só faz pequenas acomodações para as diferenças dos alunos é inevitavelmente um sistema que marginaliza alguns alunos e retém outros. Felizmente, surgiram novos modelos de educação que alavancam o aprendizado online para permitir que os professores construam relacionamentos mais pessoais com seus alunos e adaptem as experiências de aprendizagem às necessidades e interesses individuais dos alunos. Mudar os sistemas escolares para adotar esses novos modelos não é fácil, mas o fenômeno da inovação disruptiva aponta um caminho para a transformação sistêmica.

 

11h10 às 12h

Cultura de Performance

Rodrigo Conceição

Diretor Pedagógico do Colégio Santo Américo

Demonstrar altas expectativas e aplicar metodologias de ensino diferenciadas para que os estudantes desenvolvam suas melhores versões, são dimensões que permeiam o estabelecimento de um processo educacional personalizado. Desta forma, se faz necessário o entendimento de conceitos básicos do funcionamento do cérebro, vias de aprendizagem e tratamento de dados para que o trabalho possa acontecer e é com esta perspectiva que promoveremos esta discussão relacionada à cultura de performance.

 

Baixe o Aplicativo e realize sua inscrição: