No Dia da Educação, Colégio Santo Américo estreia podcast

No Dia da Educação, Colégio Santo Américo estreia podcast

EducaCSA vai abordar temas atuais da educação básica

O Colégio Santo Américo escolheu a data de hoje, quando se comemora o Dia da Educação,  para fazer a estreia do EducaCSA, o canal de Podcast do colégio que vai tratar exclusivamente de temas relacionados à área.

No primeiro episódio do programa, Viviane Flores, Diretora Geral do Santo Américo, aborda o tema “O ensino híbrido e a educação básica pós-pandemia” e faz uma análise sobre a chegada repentina de uma realidade escolar que afastou alunos da escola, exigiu formação e criatividade de professores e aliou a tecnologia a metodologias ativas de ensino.

Em sua reflexão, Viviane fala sobre as mudanças no modelo de relacionamento com a famílias dos alunos, que precisou ser reinventado. “As escolas precisaram adaptar seus planejamentos pedagógicos e as famílias ganharam maior participação e interação nesse novo modelo de ensino, passando a fazer parte, efetivamente, da educação de seus filhos”, diz Viviane Flores.

A diretora também aborda aspectos pedagógicos e emocionais resultantes do ensino remoto e os desafios encontrados pelos educadores no processo de alfabetização e na preparação dos jovens para os vestibulares. “De um lado, temos crianças em idade de alfabetização que precisam do apoio presencial do educador para trabalhar questões básicas desse processo e da interação com seus pares para o desenvolvimento da sociabilidade e, na outra ponta da educação básica, temos os jovens em idade pré-vestibular que também necessitam de ferramentas para fortalecimento de sua autonomia e segurança para passar por esse rito de encerramento de sua vida na educação básica”, aponta Viviane.

Viviane Flores também conta como o Colégio Santo Américo vinha trabalhando com o ensino híbrido e quais caminhos a escola encontrou para fazer uma migração tranquila para o aprendizado 100% remoto durante os períodos mais críticos da pandemia.

O Podcast EducaCSA terá episódios mensais e os temas sobre práticas pedagógicas, metodologias de ensino, comportamento, rotina escolar, alfabetização, projetos especiais, entre outros, serão abordados pelo corpo docente do Colégio Santo Américo. “Vamos aproveitar o potencial de nosso corpo docente, altamente qualificado e comprometido com a educação do Brasil e do mundo, para produzir reflexões e assuntos de interesse de toda a comunidade escolar”, explica Flávia Moccia Antunes, gestora de Comunicação e Marketing do Colégio Santo Américo.